Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Intelectualidade Cristã em Crise



Este livro me despertou para uma dura realidade. A igreja evangélica brasileira não pensa mais!

Há um sentimento de angústia pairando sobre a igreja evangélica quando se fala de parar para estudar a Palavra de Deus e questionar, pela Palavra, a ética do crente e a liturgia do culto. A angústia só se justifica no desejo de fazer com que a igreja viva de acordo com as expectativas do mundo. Tudo muito rápido, muita demanda, valorização nas conquistas e ênfase na busca do prazer, mesmo que espiritual. Mas a rapidez que é exigida não permite a crítica estruturada e nem o balisamento da praxis cristã com a Palavra de Deus.

John Stott, em seu livro Crer é também pensar, disse que "Deus fez o homem à sua própria imagem, e um dos aspectos mais nobres da semalhança de Deus no homem é a capacidade de pensar".

Essa é a verdadeira guerra espiritual se trava, diz Sandro R. Baggio, nos pensamentos do homem, com argumentos que se levantam contra o conhecimento de Deus (2Co 10.5). Afinal, o diabo é o pai da mentira e ele age por meio da sedução e do engano. Por isso, a pregação de Paulo é apontada por Lucas (At 17.2,3) como na base da proclamação, persuasão, discusão e exposição. Sempre com a intenção de provar a verdade.

Continua Baggio, "ninguém que tenha abraçado a fé somente por uma experiência emocional é capaz de permanecer firme quando chega a tempestade da dúvida".

Intelectualidade Cristã em Crise - A síndrome da ignorância
Sandro R. Baggio
Editora Fôlego

Nenhum comentário:

Postar um comentário